Há casos de Espíritos dotados de
qualidades intelectuais, mas que renascem em corpos, cujos órgãos, pouco
desenvolvidos ou atrofiados, limitam as suas faculdades: é o caso da idiotia e
da loucura. Se uma parte ou conjunto desses órgãos forem alterados, sua ação ou
suas impressões ficam interrompidas. Se ele (o Espírito) perde os olhos, fica
cego; sem os ouvidos, fica surdo etc... Imagina agora se o órgão que preside
aos efeitos da inteligência e da vontade for parcial ou inteiramente atacado ou
modificado. (..) o Espírito, só tendo então a seu serviço órgãos incompletos ou
alterados, deve entrar numa perturbação de que, por si mesmo e no seu foro
íntimo, tem perfeita consciência, mas cujo curso já não pode deter (LE, perg.
375).
São esses os casos, tanto de idiotia
como de loucura, classificados pela medicina como anomalias patogênicas do
cérebro, podendo ter como causa orgânica o traumatismo craniano, meningite,
entre outros. No caso de idiotia, existe uma inibição do cérebro, causada por
lesões ou estímulos acima de sua capacidade de absorção. Porém, de acordo com a
Doutrina Espírita, deve-se esclarecer que as causas, tanto da idiotia quanto da
loucura, vão além de questões meramente físicas patológicas; são, por
princípio, o reflexo da Lei de Causa e Efeito.
Portadores de tais anomalias, esses
Espíritos são aqueles que se comprometeram moralmente em vidas pretéritas e que
agora sofrem as consequências de seus desvios, por absoluta impossibilidade de
se manifestarem através de seus órgãos mal formados. No entanto, esses
Espíritos são frequentemente mais inteligentes do que podemos imaginar. A
superioridade moral não está sempre na razão da superioridade intelectual, e os
maiores gênios podem ter muito a expiar; daí resulta frequentemente para eles
uma existência inferior às que já tenham vivido, que é uma causa de sofrimento
(LE, perg. 373a).
Importa considerar ainda que segundo o
Dr. Bezerra de Menezes, no livro "A Loucura sob novo Prisma", existem
casos de desequilíbrio, sem que haja necessariamente causas materiais, ou seja,
lesões nos órgãos ou no cérebro. Aqui, somente a Doutrina Espírita pode
explicar, pois trata-se de atuação fluídica de Espíritos desencarnados sobre a
mente do Espírito encarnado. Esses casos caracterizam-se por uma das formas de
obsessão.
Fonte: Curso Básico de Espiritismo - 1º ano - FEESP - Federação Espírita do Estado de São Paulo
Imagem e Vídeo : Internet
VEJA VÍDEO MONTAGEM COM TRECHOS DO AUDIOBOOK ( LIVRO FALADO ) O LIVRO DOS ESPÍRITOS, NARRADO POR CARLOS VEREZA E SUA FILHA LARISSA VEREZA
QUESTÕES 371 A 378
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